quarta-feira, 13 de julho de 2011

2011, o ano da “gamificação” das mídias sociais

Reparou que todos os dias você recebe novos convites para algum novo joguinho no Facebook? Você pode até não ser muito adepto aos games, mas com certeza deve ter ouvido falar de um tal FarmVille, ou no popular "joguinho da fazenda", ou "fazendinha", enfim... Trata-se de um game social que simula uma fazenda em tempo real. Até a Lady Gaga, que é a Lady Gaga, lançou o seu CD apostando nesse game desenvolvido pela produtora Zynga. É um fenômeno a ser observado!

No Foursquare, tecnologia que permite ao usuário indicar a sua localização geográfica e compartilhar isso com os seus contatos pelo aparelho celular, também tem "jogatina social". Num objetivo claro de mostrar status, os seus usuários competem feito crianças por distintivos coloridos que lembram adesivos infantis. Quanto mais eles frequentarem os lugares, fazendo check-ins, mais pontos ganham para subir no ranking da lista de amigos do jogo, que é reiniciado a cada semana, acumulando, assim, os famosos badges (os tais distintivos de status).

Dados os exemplos, segue abaixo uma apresentação intitulada “The Year of Gamification” (O Ano da Gamificação, em tradução livre), onde o autor, Gabe Zichermann, defende que a evolução das mídias sociais para este tipo de plataforma está apenas começando.

O que é gamificação para o autor?
"O processo de usar a mecânica e inteligências dos jogos para resolver problemas e engajar usuários." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário